Imprensa

08/11/2012

Montenapoleone recebe Ferruccio Laviani

Sandra e Helio Bork recebem o renomado designer Ferruccio Laviani para apresentar suas peças assinadas para a Molteni&C. A marca é representada com exclusividade no Brasil pela Montenapoleone, que em homenagem ao designer arma um brunch para convidados na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva.

 
Durante sua permanência no Brasil, Ferruccio Laviani também ministrará palestra para alunos e professores de arquitetura para falar sobre seu trabalho e suas criações, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
 
Sobre Ferruccio Laviani
 
Nascido em Cremona, Itália, em 1960, Ferruccio Laviani formou-se em arquitetura em 1986 no Instituto Politécnico de Milão.  Foi um dos discípulos dos mestres consagrados Achille Castiglioni e Vico Magistretti, dos quais herdou a disciplina e o espírito criativo evidentes no design italiano. Começou a sua carreira trabalhando como um dos sócios do Estúdio de Michele De Lucchi entre 1986 e 1991.
 
Depois de ter aberto seu próprio estúdio, em 91, Ferruccio Laviani iniciou longa colaboração com a marca italiana Kartell como diretor artístico, sendo responsável por sua identidade visual, além de nos últimos dez anos, assinar toda coleção de luminárias da marca. Entre outras marcas emprestou seu talento para Snaido, Cassina, Dolce & Cabbana e Swarovski.
 
Desde 1999, Laviani tem trabalho com as empresas do grupo Molteni&C sendo responsável pelas linhas de cozinha da Dada: Quadrante, Vela Quadra e Hi-Line. Para a Molteni&C ele desenhou as poltronas Hi-Bridge, Hi-Cove e Mandrake, bem como os sofás Freestyle e Portfolio. Ele ainda projetou a loja da Molteni em Milão e o estande da marca na Furniture Exhibition 2006.
 
No Brasil, seu trabalho foi visto quando colaborou com a marca FORUM produzindo as fotografias do livro "Bem-vindo ao Brasil" (Rio de Janeiro) e do catálogo "24 HORAS" (Galeria São Paulo). Nesse mesmo período foi responsável pelo design do palco para a apresentação da coleção TRITON, de 1996 e 1997, e a remodelação das lojas da marca no país.
 
Ferruccio Laviani tem uma importante atuação no design de mobiliário internacional. Seu design é visto também em empresas de arquitetura, projetos de interiores, design de produto e iluminação.