Designers

Gianfranco Frattini

Gianfranco Frattini

 
Gianfranco Frattini nasceu em Pádua em 15 de maio de 1926. Graduou-Politécnico de Milão com uma licenciatura em Arquitectura em 1953 e juntou-se estúdio de Gio Ponti. Já em 1954, graças a Ponti, ele começou a trabalhar com Cesare Cassina, que seria sempre uma figura importante para ele. Ele foi um dos fundadores da ADI e foi envolvido na gestão da Trienal de Milão em diversas ocasiões. Ele abriu seu próprio estúdio de design, inicialmente com Franco Bettonica, na Via Lanzone, Milan. Ele trabalhou com várias empresas na área de mobiliário e design de iluminação, incluindo Bernini, Arteluce, Knoll e Artemide, para quem e Livio Castiglioni projetou o "Boalum" luminária de chão, uma verdadeira obra-prima e, acima de tudo, uma inovação em termos de tipo de produto.
O relacionamento de Frattini com Pierluigi Ghianda, um marceneiro de Bovisio Masciago, também foi extremamente importante. Além do aspecto humano, esta relação exemplificou sua paixão por trabalhar de perto com os artesãos, sempre atentos à qualidade de fabricação e as histórias de design. A madeira era sem dúvida material preferido do Frattini.
Alguns de seus projetos de interiores, um outro campo profissional em que Frattini deixou um legado significativo, serviu de cenário para vários dos mais modernos espaços sociais de Milão na década de 1960, particularmente o Stork Club eo restaurante St. Andrews. Seus desenhos em Portofino, Capri e os interiores do hotel Hilton em Tóquio também são particularmente memorável.
Seu trabalho foi referenciado na premiação Compasso d'Oro inúmeras vezes, e ele também foi o vencedor dos prêmios Triennale di Milano Medaglie e Gran Premio. Revista Domus publicado regularmente o seu trabalho. Em 1988, Pier Carlo Santini dedicou uma monografia importante para ele.
Gianfranco Frattini morreu em Milão, em 06 de abril de 2004 Em 2007 Giuliana Gramigna e Federica Monetti escreveu Gianfranco Frattini:. Architetto d'interni e projetista (Gianfranco Frattini: arquiteto de interiores e designer) para Franco Angeli. Seus produtos são exibidos nas coleções permanentes do maior projeto e museus de arte decorativas do mundo.

Voltar

Produtos do Designer

Albero
780 / 783